sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O comboio é um lugar sozinho.

O comboio é um lugar sozinho. Um sítio, um aglomerado de almas que se deslocam em contínuo de um lado para o outro, embora sem o mínimo contacto. A falta de sensibilidade humana para estabelecer uma conversa, talvez apenas a timidez – algo dentro de nós, isso é certo – faz com que seja um ponto no meu dia em que vou mudo, calado e observador.
Ao meu lado vai a típica “tia”, fútil e despreocupada com algo mais que não o estado momentâneo do seu cabelo.
À minha frente, um “tipo”. A ler o jornal, este “tipo”. E não sei deslindar muito mais da sua vida do que o simples facto de ser apenas mais um “tipo”, penso que não será nem mau nem bom. É apenas uma daquelas pessoas que não vai marcar muita diferença no mundo.
Digo isto com a humildade de quem pensa que será igual, que as marcas deixadas no mundo por mim serão algo tão facilmente esquecido, ao ponto de não me importar minimamente com isso. O mundo é o que fazemos dele, mas será que importa assim tanto tornarmo-nos imortais na memória dos outros?
Sim, eu sei que é importante deixar um legado e tal e tal..mas, aliás, não sei não. O que é que ganhamos? Os meus pensamentos não estão muito virados para esse tópico, de momento..é apenas uma daquelas alturas em que começamos a divagar sobre um tema mas a preguiça e a inércia fazem com que não nos queiramos alongar.
Estou mais virado para a vida que quero construir, para tudo aquilo que quero fazer enquanto andar por cá, enquanto me puder dar ao luxo de viver a vida que me foi concedida.
E mais concentrado ainda estou no facto de querer construir uma vida com alguém. Penso muito nisso, é algo que me ocupa os pensamentos amiúde. O facto de dar um sentido à vida, não porque andemos desorientados, mas simplesmente pelo facto de querermos encontrar um caminho, o nosso caminho.
Caminho esse que ultimamente se afigura mais fácil, mais acessível aos meus olhos. Porque quando encontramos alguém disposto a mostrar-nos como podemos ser felizes...as coisas tornam-se mais fáceis. E o comboio transforma-se, de um lugar sozinho, para um meio. Um meio de chegar a essa pessoa, um meio de ir para o trabalho para depois voltar para ela..um meio de partilhar experiências com quem desejamos. Tenho mais cor na minha vida, tenho a minha mente mais definida e decidida...e é por causa dela.

Sem comentários: